Muitas pessoas costumam ficar bastante nervosas quando o assunto é a primeira entrevista de emprego. Esse nervosismo é comum até mesmo em pessoas que já participaram de diversos processos seletivos, e na maioria das vezes ocorre por falta de treinamento, e preparo para esse momento. Por isso resolvemos separar 4 dicas importantes para que você esteja preparado quando estiver frente a frente com o recrutador. Acompanhe!

1 – Vista-se Adequadamente

Em primeiro lugar, é fundamental estar com a vestimenta adequada no dia da entrevista. A decisão não é tão simples, afinal o seu padrão de roupa preferida, que pode ser “mais descolada”, pode não agradar muito a equipe da empresa.Você deve se vestir como se já trabalhasse lá. Aproveite o período que antecede a entrevista, para pesquisar nas redes sociais, o que os seus “futuros companheiros de trabalho” normalmente costumam vestir e siga o padrão.

2 – Tome cuidado em não falar de mais

Eis que você foi selecionado para a sua primeira entrevista de emprego. De princípio, maravilha, parece até que você já é o prodígio do ano. Calma, afinal mesmo que você seja muito inteligente e venha a ser escolhido pela vaga, não pode falar mais do que a pessoa que vai te entrevistar.

Escute tudo que for pedido, quanto as suas informações, objetivos com o trabalho e mais observações. Na hora de falar, seja pontual e não estenda muito o seu discurso.

3 – Estude a empresa antes da entrevista

Não esqueça de fazer a lição de casa e pesquisar sobre o ambiente onde deseja trabalhar. Pesquise tópicos sobre a missão e valores da empresa, como ela se posiciona no mercado e o que você acredita que ela te inspira atualmente.



Toda organização gosta de ser valorizada, e de funcionários que se sintam bem integrando parte dela. Liste também suas principais experiências e habilidades, e como cada uma delas poderá contribuir para o desempenho das atividades no cargo pretendido.

4 – Seja você mesmo o tempo todo

E por última uma dica clara: não conte mentiras ou histórias sofisticadas tentando impressionar o entrevistador. Seja você mesmo e tudo fica bem mais fácil. Os recrutadores mais experientes, conseguem identificar facilmente se um candidato está falando a verdade sobre cada pergunta feita!

Além disso, os processos seletivos buscam colocar a pessoa certa no cargo certo. Se durante a entrevista notar que suas habilidades não são compatíveis com o cargo, não minta apenas para ser selecionado. A empresa poderá identificar outras áreas nas quais você se encaixa melhor e direcionar para outra vaga.

Aplique essas 4 dicas rápidas e aumente consideravelmente suas chances de sucesso na entrevista! Boa sorte!