O cartão de crédito é uma saída e tanto para quem precisa fazer compras e está sem dinheiro vivo. Afinal, quantas pessoas não passam por imprevistos, como um filho doente, um eletrodoméstico que quebra e coisas desse tipo?

Formulário meio do Artigo Adsense

Acesse a Lista VIP
Garanta acesso exclusivo às melhores oportunidades antes de todos.
IMPORTANTE: Vagas Limitadas. O prazo ENCERRA em 30/05/2025.

No entanto, será que quem está desempregado pode pedir cartão de credito? Será que as financeiras e os bancos concedem esse serviço a quem não tem um emprego?

Fique sabendo aqui se você, estando sem emprego fixo, pode pedir cartão de crédito e como funciona, no caso de ele ser liberado!

Por que é tão difícil para os desempregados conseguirem cartão de crédito?

Quando se fala em “crédito”, fala-se em algo que será pago em um período determinado de tempo. No caso dos cartões, esse período é um mês, sendo esse o tempo durante o qual a fatura é fechada.

Contudo, se a pessoa não tem um emprego fixo, com registro, há certo receio por parte do banco de que não seja possível que o crédito concedido seja pago no futuro.

É por isso que os cartões de crédito são um pouco mais difíceis de ser conseguidos por pessoas que não têm emprego.

Como saber se eu posso pedir cartão de crédito estando desempregado?

Quem quiser saber se pode ter esse serviço bancário mesmo sem um emprego precisa fazer uma simulação no site das financeiras e dos bancos.

Nessa simulação, o cidadão escolhe qual é o cartão que ele gostaria de ter, informa sobre a sua situação financeira, a renda por mês e aguarda a análise de crédito por parte dos especialistas.

Em aproximadamente 48 horas, a instituição financeira responde se o cartão de crédito será autorizado e informa como será o recebimento: há quem prefira retirar o cartão em alguma agência bancária próxima.

O que é preciso para o desempregado pedir o cartão de crédito?

Normalmente, quem está desempregado pode pedir seu cartão de crédito fornecendo documentos como:

  • Comprovante de endereço atualizado
  • CPF
  • Documento de identidade com foto

É claro que, normalmente, a financeira ou o banco pede o comprovante de renda, mas isso deixa de ser exigido quando a pessoa informa que está desempregada.

No geral, o pedido do cartão de crédito pode ser feito nas agências ou unidades das financeiras, mas muitas delas oferecem a opção de solicitar cartões pelo site.

Está difícil? Tente os bancos que não pedem comprovação de renda!

Geralmente, os bancos mais tradicionais não emitem cartão de crédito para pessoas desempregadas porque ter um comprovante de renda atualizado é uma exigência.

Todavia, as financeiras e bancos mais modernos costumam deixar de lado esse critério: afinal, o importante é que os clientes paguem a fatura e, muitas vezes, eles fazem isso mesmo sem ser registrados em nenhuma empresa.

Sendo assim, se você quer um cartão der crédito, está desempregado e tem recebido apenas negativas até agora, tente as instituições financeiras que não pedem comprovação de renda, especialmente os bancos virtuais!

Inclusive, preencha seus dados e descubra mais cartões podem ser pedidos!