Você quer fazer um implante dentário, mas não tem condições financeiras? Pois saiba que o SUS oferece esse procedimento. Continue lendo esse artigo, que vamos explicar como funciona esse programa e quem tem direito ao implante dentário.
Veja se você tem direito ao implante dentário pelo SUS
De acordo com o Conselho Federal de Odontologia, em 2018 o Brasil tinha cerca de 300 mil profissionais trabalhando como dentistas. Embora seja um número muito grande, infelizmente ter acesso a esse profissional pelo menos uma vez ao ano não são todos que conseguem.
Além disso, embora exista procedimentos dentários que sejam mais em conta, existem por exemplo, o implante dentário que é mais caro, logo é de difícil acesso para a maior parte da população. Mas, você sabia que o SUS oferece esse procedimento?
Por meio do Programa Brasil Sorridente é possível ter acesso a esse serviço de forma gratuita. Sendo assim, para saber com mais detalhes como funciona e como solicitar continue lendo este artigo. Boa leitura!
Saiba o que é o Programa Brasil Sorridente
Criado no ano de 2004, o Programa Brasil Sorridente oferece a toda a população brasileira tratamento odontológico de forma gratuita. Dessa forma, os serviços odontológicos são ofertados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em PSF (Posto de Saúde da Família), Unidades Odontológicas Móveis (UOM), Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) e até mesmo em hospitais.
Embora esse projeto tenha sido criado em 2004, é importante lembrar que somente no ano de 2011 que o implante dentário veio ser incluído entre os procedimentos oferecidos de forma gratuita pelo SUS. Outro ponto muito importante, é que dentro desse projeto existem outros menores.
Dessa maneira, dentro do Programa Brasil Sorridente, existem o Brasil Sorridente Indígena, Convenção de Minamata, Fluoretação das Águas de Abastecimento Público, Plano Nacional para Pessoas com Deficiência e o Programa Saúde na Escola, entre outros. Sendo que, todos tem como objetivo levar mais qualidade de vida e saúde bucal para as pessoas que têm dificuldades em ter acesso à saúde.
Procedimentos oferecidos pelo SUS
Agora que você já sabe qual é o objetivo do Programa Brasil Sorridente, é indispensável saber quais são os procedimentos que o SUS oferece. A seguir, você verá que o SUS oferece muitos tratamentos odontológicos, sendo que a maioria deles são serviços odontológicos básicos, como limpeza, extrações, remoção de cáries, entre outros.
Além dos itens básicos, o Sistema Único de Saúde também disponibiliza serviços que são mais caros, como extrações de sisos, restaurações, biópias, endodontia e prótese dentária. Em algumas unidades é possível colocar até mesmo aparelho dentário e cirurgia ortognática.
Mas, você precisa saber que não são todos os municípios e unidades de saúde que tem disponível todos os procedimentos que apresentamos aqui, como aparelho e cirurgia ortognática. Embora todos tenham direito de fazer esses procedimentos sendo algo garantido pelo estado, o que acontece é que cada município recebe a verba destinada a esse programa podem distribuí-la como quiserem, logo o município dá prioridade para os procedimentos que possuem mais demanda, como é o caso da limpeza, extração e restaurações.
Devido não ser todas as cidades que oferecem o implante dentário, o município tem a liberdade e o direito de encaminhar a população para outra cidade que ofereça esse procedimento. Vale lembrar que você vai precisar ficar em uma fila de espera, pois os casos são chamados por ordem de prioridade.
Como é feito o implante dentário?
Antes de prosseguir, saiba que o implante dentário é feito por meio do implante de um pino de titânio no osso dentário do cliente. Desse modo, esse pino funciona como uma raiz artificial, mas fique tranquilo que não dói, pois é aplicado anestesia local na hora de realizar o procedimento.
Em relação à rejeição ao titânio, isso não ocorre, devido esse material não se movimentar logo após o implante e conforme o tempo passa. Logo, é um procedimento seguro e com baixos riscos de complicações.
Quem pode solicitar?
Por fim, vamos descobrir se você possui direito a esse procedimento. Primeiramente, você vai precisar pesquisar no site da prefeitura da sua cidade ou ir pessoalmente no local ou em um PSF para saber se eles oferecem o implante dentário.
Tendo descoberto que a sua cidade oferece esse procedimento, você deve ir ao posto de saúde do seu bairro com o cartão do SUS, RG e comprovante de residência para solicitar uma avaliação com o dentista. Após fazer a avaliação, o dentista vai abrir um chamado para que você possa ficar na fila de espera.
Essa fila de espera funciona de acordo com o nível, sendo de urgência, prioridade e de risco, por exemplo. Se o seu for entre esses, provavelmente você será chamado logo, lembrando que além dessa classificação é chamado para realizar o procedimento de acordo com a ordem de chegada.
Formada em Letras – Português/ Inglês, e idealizadora do site Escritora de Sucesso, busca expandir o conhecimento de todos com informações relevantes sobre diversos assuntos, enquanto redatora. No Vaga de Emprego RJ, traz oportunidades e dicas sobre o mercado de trabalho.