Buscar emprego hoje em dia não é nada fácil. Com muitos concorrentes e pouca demanda, pequenos detalhes fazem a diferença ao buscar uma nova oportunidade. Sendo o currículo a primeira apresentação do profissional, deixa-lo em evidência será uma vantagem. Pensando nisso, trouxemos aqui algumas dicas de como criar um currículo chamativo, aumentando sua chance de êxito.

A organização faz diferença!Erros chamam bastante atenção negativa! Por isso, ser minucioso em relação a aparência e organização do seu currículo é imprescindível. Itens como a formatação, gramática e ordem das informações precisam ser respeitados.

Tentar inovar no formato do currículo não é uma boa opção, a não ser que a área exija, como design, artes, cinema, etc. Em folha suficiente A4 e com margens fixas, a formatação padrão para esse tipo de documento são as fontes Arial ou Times New Roman, tamanho 12. Não deve colocar fotos, ilustrações ou gravuras e nem assinar.

Não se engane, um currículo tem que ser direto. As informações devem ocupar 1 ou no máximo duas páginas. Ao envia-lo de forma virtual, é preciso garantir as versões recentes do Word e o ideal é envia-lo com PDF (Portable Document Format).

Revisar o currículo é necessário para evitar que seja mandado com erros gramaticais. Com o auxílio dos softwares atuais fica mais fácil, mas sempre é bom se certificar, além de garantir que todas as informações estejam corretas. Leia e releia antes de enviar! Seguir uma ordem padrão de informações influenciará na leitura de seu currículo. Lembre-se de sempre se manter objetivo, começando pelas informações pessoais. Não há necessidade de foto pessoal, gênero, endereço ou estado civil.

O ideal é começar com o nome completo, seguindo por data de nascimento, endereço completo, e-mail (um endereço de e-mail que tenha um nome ou palavra neutras, sem adjetivos, apelidos ou diminutivos) e número de telefone. As demais informações seguem da seguinte maneira:

• Informações Pessoais;
• Formação Acadêmica (cursos técnicos também precisam ser descritos aqui e as informação devem estar em ordem cronológica);
• Objetivo profissional (indicar qual é a sua função);
• Experiência Profissional (descrever todos os trabalhos exercidos até então. Ordenar começando do último emprego ao primeiro e não ocultar nenhuma experiência, mesmo que curta);
• Cursos Complementares (qualquer curso que tenha exercido, com relação a sua área e que contenha certificado);
• Informações Adicionais (Idiomas e softwares que domina, projetos desenvolvidos ou experiência com intercambio, por exemplo).

Se mantenha no caminho.Não envie e-mails com seu currículo para qualquer endereço que encontrar. Faz diferença, por exemplo, elaborar um texto curto apresentando-se e informando como conseguiu o contato ou o porquê gostaria de que seu currículo fosse analisado. É importante sempre enviar o currículo para oportunidades para a qual você esteja qualificado.

Além do currículo… Muitas vezes, de acordo com a vaga em questão ou sua área de atuação, documentos como a carta de apresentação ou um portfólio também fazem a diferença. A carta de apresentação, por exemplo, é um texto que relata, de maneira discursiva, que o profissional em questão atende aos requisitos da vaga e que pode contribuir com o empregador. Contém um breve relato das experiências, conhecimentos e principais habilidades. O objetivo da carta de apresentação é contar diretamente do porquê o profissional deve ser contratado.  O portfólio é mais comum em áreas como artes, cinema ou comunicação. Muitas vagas disponíveis para esses profissionais pedem para enviar, além do currículo, o portfólio. O documento é um apanhado dos melhores trabalhos do profissional na área pleiteada. Fotos e vídeos são comuns em portfólios e muitos profissionais costumam criá-los online e enviar o link junto com o currículo.