O que você pensa quando procura um emprego? Quais são suas prioridades quando está buscando por uma nova vaga? Quem está em busca daquele novo emprego não sabe exatamente o que priorizar ao procurar essa oportunidade. Há quem pense, por exemplo, no lugar em que gostaria de trabalhar, no salário a ser pago, nos benefícios. Há uma gama muito vasta de temas que podem influenciar essa escolha. Será mesmo? Para ajudar aquele que está procurando seu emprego a saber o que procurar, preparamos um texto com tudo o que você precisa saber sobre esse tema. Confira, e boa sorte na busca.

Trabalhar com o que se gosta

Pode ser um conselho ingênuo ou até mesmo um clichê, mas trabalhar com o que se gosta torna o fato de passar longas horas do seu dia exercendo uma função algo muito mais fácil e produtivo.

Aliás, essa satisfação é capaz, até mesmo, de deixar que você termine seu expediente com aquela sensação de dever cumprido, pensando que fez exatamente tudo o que devia, e podia, para ser um profissional ainda melhor. O que não acontece quando se trabalha com algo que se odeia.

Trabalhar com algo que odiamos não apenas nos deixa infeliz como pode fazer mal ao nosso organismo, já que é a chave para o estresse e para problemas de saúde, além de prejudicar nosso desenvolvimento como profissional, já
que o emprego parecerá um fardo.

Então, na hora de procurar um emprego, tente priorizar aqueles que você gosta, para que a rotina diária se torne um pouco mais fácil e menos estressante. Ou pelo menos, com um desgaste menor.

Oportunidade de crescimento

Outro ponto que se deve levar em consideração na hora de procurar um emprego é a estrutura da empresa. É algo limitado, que vai te prender em um mesmo posto por muitos anos? Se a resposta for sim, é hora de repensar se essa empresa para a qual você está se candidatando é mesmo a melhor opção para sua carreira. Imagine passar a vida em um cargo de analista ou assistente? Além da desvalorização salarial, que com o passar dos anos cobrará seu preço, haverá também a desvalorização pessoal e profissional. Um profissional estagnado é alguém frustrado, infeliz e que não contribui nem para o crescimento da empresa e muito menos para o seu próprio. Então, no momento da entrevista, além de avaliar a companhia e seu plano de carreira, deixe muito claro seu desejo de crescer. Diga o quanto está disposto a evoluir como profissional, se qualificando, e como isso ajudará não só você a crescer profissionalmente, como ajudará a própria empresa a evoluir.



Esse comportamento ajudará no momento de a empresa começar a cogitar promoções. Seus superiores poderão se lembrar mais facilmente do seu nome para estas vagas. Quer mais uma dica? Tente descobrir, também, como é a política da empresa para o aperfeiçoamento de seus profissionais. Eles oferecem cursos ou palestras? Ajudam com a graduação ou a pós? Incentivam a aprender novos idiomas? Tudo isso auxilia na formação de um profissional mais completo, que poderá crescer junto com sua empresa.

Reconhecimento

Dizer que um profissional não quer ser reconhecido por suas conquistas é uma mentira sem tamanho. Todos nós queremos aquela “estrelinha de bom menino”, aquele elogio quando conquistamos um bom resultado ou encontramos uma solução para aquele problema persistente. Então, o que um profissional busca em um emprego é, por que não, o reconhecimento por seu trabalho. Seja por ter visto o resultado de tudo aquilo  que fez, por receber um elogio de seus chefe ou, ainda, por ser incentivado a dar sempre seu melhor, tudo isso ajuda uma pessoa a se dedicar ainda mais e conquistar mais resultados positivos.